Das informações a que tive acesso durante o episódio envolvendo o time de futebol dos jovens tailandeses recentemente resgatados de uma caverna, tirei uma lição maravilhosa que gostaria de dividir com vocês. Quando começaram a retirar os meninos em grupos de três ou quatro, soube que os pais, acampados na entrada da caverna, não eram informados sobre quem havia sido salvo.
Continua depois da publicidade
Um jornalista estrangeiro procurou saber por que não lhes era dada essa informação e também ficou surpreso ao ver que todos os pais se mantinham ali, juntos, sem procurar saber se era ou não o seu filho que já estava salvo no hospital. Ao jornalista foi dito um provérbio cultural na Tailândia: “Evitarás ofender aquele que te ajuda, pedindo mais do que ele te dá”.
Ou seja, as autoridades não divulgavam para evitar que uns se alegrassem e os outros continuassem em sofrimento. Sem saber quem já estava fora, todos continuavam orando uns pelos outros. E os pais não buscavam mais informações, pois sabiam que as autoridades estavam fazendo o melhor que podiam para salvar a todos. Que lição extraordinária!
Quantas vezes ofendemos e insultamos aqueles que nos rodeiam com nossas insatisfações pessoais, exigindo sempre mais. Não devemos exigir mais do que aquilo podem nos dar e precisamos aprender a respeitar os nossos limites – e os dos outros. Aprendi a ser grato. Respeito e gratidão são as palavras chaves.
Que o Pai nos ajude e nos dê sabedoria para colocar em prática aquilo que nos tem ensinado.
Continua depois da publicidade