A situação do Terminal Urbano Cidade Florianópolis (no chamado Centro velho) levou o leitor Vâneo Ribeiro Zêzo a escrever uma Carta Aberta e a redigir as principais necessidades enfrentadas por quem frequenta ou precisa simplesmente transitar por ali.

Continua depois da publicidade

Primeiro os problemas: 1. Falta de Segurança para os usuários, trabalhadores e turistas; 2. O usuário do transporte executivo fica à mercê de vendedores, pessoas pedindo esmola ou algo para comer; 3. Na espera do próximo ônibus tem que conviver com usuários de drogas e traficantes; 4. Pessoas com problemas mentais, pelo uso das drogas, agressivas, incomodando os passageiros; 5. Não existem guardas ou seguranças para conter ou encaminhar estes indivíduos para lugares devidos; 6. O local é um abrigo de "moradores de rua", que acampam nos bancos do terminal, fazendo dormitório e suas necessidades básicas, ficando um cheiro insuportável. Estes mendicantes deveriam ser encaminhados para os locais existentes, para ampará-los, pois são casos de saúde pública; 7. A falta de cercamento do terminal com catracas e vigilantes, faz com que este ponto específico da cidade antiga ande na contramão da revitalização do patrimônio histórico de Florianópolis.

Na verdade, o terminal é um equipamento urbano muito aquém dos terminais integrados. O que deveria ser um exemplo para os moradores de Florianópolis, trabalhadores e turistas que chegam na rodoviária e aeroporto e se dirigem as praias.

O que ele espera para o terminal

Depois de destacar os principais pontos problemáticos, ele enumera o que desejaria ver no Terminal: A. Como é um terminal de passageiros de transporte executivo, deveria ser, no mínimo, semelhante aos (TIs) Terminais de Integração, que tem uma estrutura básica de segurança e qualidade de serviços oferecidos, com catracas, vigilantes e sanitários sem pedágio para passageiros; B. Espaço adequado para administração, motoristas, banheiros e descanso; C. Iluminação adequada, serviço de limpeza e guardas de segurança; D. Um sistema de programação visual e orientação digital de horários dos ônibus; E. Um sistema Wi-Fi para o terminal e para os ônibus executivos; F. Assim sendo, o Transporte Coletivo de Massa em Florianópolis precisa de inovações que tragam qualidade e dignidade a seus passageiros, já que as vias de tráfego para automóveis, ônibus e caminhões estão cada vez mais congestionadas, chegando a um colapso;

G. Definitivamente, a mobilidade de Florianópolis é um problema maior da cidade. É inaceitável que a capital de Santa Catarina tenha um trânsito imobilizado pela falta de infraestrutura e modelos de transporte público de massa eficientes.

Continua depois da publicidade