Depois de mais de um ano sem apoio do mecanismo de incentivo municipal, os (A)Gentes do Riso encerram nesta semana etapa do projeto viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis. Foram contabilizados 11 plantões e 5.146 sorrisos. Tendo como ponto de partida a brincadeira, os (A)Gentes intervêm na vida de quem está no Hospital Infantil Joana de Gusmão sem receio de serem felizes, literalmente. A cura dos pacientes é a razão pela qual os 13 artistas, palhaças e palhaços, fazem um revezamento nas visitas para encontrar com crianças e adultos _ familiares e funcionários _ todas as segundas-feiras.
Continua depois da publicidade
O grupo é composto por (A)Gente de todo tipo: aquele que poderia ser modelo, famoso e rico, mas, é tonto mesmo (além de ter um coração de ouro); aquela que é amorosa por dentro e formigosa por fora; e ainda tem a de olhos que brilham como pedras preciosas, exuberante, transbordante e generosa; entre outros e outras, todos afiados em poesia, música, dança, teatro e circo, pontos de apoio para o riso, a graciosidade e a festa. O repertório de cada dia de trabalho é construído a partir do encontro e da relação com cada criança e com cada adulto _ sejam eles acompanhantes das crianças internadas ou profissionais que atuam no hospital.
O projeto (A)Gentes do Riso é uma realização da Traço Cia. de Teatro e está em sua oitava edição. A fase que encerra nesta semana tem o patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com o apoio cultural do Lira Tênis Clube. Nossos cumprimentos pela iniciativa.
Continua depois da publicidade