O jornalista Manoel Timóteo de Oliveira completou, no último domingo (2), 50 anos de atividades na imprensa de Florianópolis. O conhecido Maneca iniciou suas atividades na sucursal da Agência Nacional em Santa Catarina no dia 02/02/1970, quando foi reaberta em SC pelo jornalista Salím Miguel, já que a instituição foi fechada em 1964, ocorrendo a transferência de Salim Miguel para o Rio de Janeiro.

Continua depois da publicidade

A equipe foi empossada no dia 1º de fevereiro de 1970, em ato realizado na Casa do Jornalista, na antiga sede da rua Vidal Ramos, presidido pelo diretor geral da AN, jornalista Arnaldo Lacombe. A equipe empossada era chefiada pelo jornalista Luiz Henrique Tancredo e contava com os profissionais Jorge Cherem, Eleazar Nascimento, Paulo Dutra, Mário Dutra, Décio Sabino, Dilmo Solon da Silveira, Vladimir Amarante e Vilmar Vaz.

Manoel Timóteo atuou em todos os setores da Agência, no jornalismo, área técnica, setor de telecomunicações, administração e durante muitos anos foi operador de som da Voz do Brasil na Capital. Participou das transformações da Agência quando se tornou EBN-Empresa Brasileira de Noticias e Radiobrás e em algumas ocasiões exerceu a gerência da instituição em SC.

Em sua trajetória profissional colaborou com diversos veículos como o Jornal da Semana, Rádio Guarujá, A Ponte, Revista Quem e publicações de turismo. No jornalismo de turismo, presidiu a Abrajet (Associação Brasileira de Turismo de Santa Catarina) e também integrou a diretoria nacional como diretor da Região Sul e do Mercosul.

Na presidência da Abrajet, em 1998 coordenou a realização do 15º Congresso de Jornalistas de Turismo, em Florianópolis, que reuniu cerca de 300 profissionais, divulgando a Capital nas mais diversas publicações da imprensa especializada do país.

Continua depois da publicidade

No setor de eventos do turismo há mais de 30 anos participa do Festival de Turismo de Gramado, considerado um dos mais importantes eventos do Mercosul, onde recebeu o título de Amigo do Festival, pelas idealizadoras Marta Rossi e Silvia Zorzanello, pela participação e apoio na divulgação desde a sua primeira edição.

Também trabalhou na assessoria de imprensa, organização de eventos e cerimonial nas diversas associações do trade turístico catarinense, e durante cinco anos atuou na Protur-Fundação Pró Turismo de Florianópolis – hoje Convention Bureau na área de promoção e divulgação com participação nos eventos nacionais e internacionais, na divulgação da Ilha de Santa Catarina, tendo recebido homenagens em outros Estados.

Nos últimos anos integra a diretoria da Associação Catarinense de Imprensa (Casa do Jornalista) como diretor de promoção e eventos e já integrou a diretoria da Federação das Associações de Imprensa.

Em maio deste ano, quando a ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) estará comemorando 105 anos, o jornalista Manoel Timóteo completará 40 anos como colaborador da entidade na área de comunicação, eventos e relações públicas. A trajetória foi iniciada em 13 de maio de 1989, quando assumiu a presidência o empresário Lédio Martins, que faleceu em acidente aviatório.

Continua depois da publicidade

Manoel Timóteo tem grande conhecimento da história da entidade e da memória da cidade, e também faz parte da bicentenária Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, onde nos últimos 15 anos fez parte da comissão organizadora e na divulgação do maior evento religioso. Além disso, é um dos mais completos cerimonialistas de Santa Catarina. Seu vasto conhecimento das autoridades, funções e protocolo, o colocam na berlinda sempre que um evento carece de organização e agilidade.

Em 2003, a Associação Comercial, liderada pelo empresário Armando Gonzaga, iniciou um trabalho e resgate da Procissão, o que levou a uma abrangência maior na divulgação na imprensa nacional, trabalho realizado por Timóteo junto à imprensa especializada de turismo.

No processo de tombamento como bem cultural e imaterial, municipal, estadual e nacional da Procissão dos Passos, Timóteo, junto com os colaboradores da ACIF, teve também a sua participação. Há 15 anos coordena e colabora com o Prêmio Dakir Polidoro de Imprensa, numa parceria da Associação Catarinense de Imprensa a Câmara Municipal de Florianópolis.

Nas diversas homenagens recebidas, destaca-se a Casa do Jornalista, Medalha do Mérito do Município de Florianópolis, Amigo da Polícia Militar e Comenda Barriga Verde da Polícia Militar e Amigo da Banda de Música da Polícia Militar de Santa Catarina, Medalha do Mérito da Câmara Municipal de Florianópolis e Amigo do Festival do Turismo de Gramado.

Continua depois da publicidade