O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está tomado uma série de medidas para modernizar os serviços e melhorar o atendimento aos cidadãos. Dentro de algumas semanas, alguns serviços que antes eram realizados no atendimento espontâneo das agências passarão a ser prestados com dia e horário marcados, por meio de agendamento, pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Continua depois da publicidade

Dentre os serviços que passarão a ser agendáveis estão a alteração do meio de pagamento do benefício, atualização de dados cadastrais, mudança da agência de relacionamento, desistência de aposentadoria, cadastro de Procuração, solicitação de pagamento não recebido, solicitação de desbloqueio do benefício para empréstimo.

O agendamento desses serviços representa conforto, agilidade e segurança para os segurados, pois diminui a possibilidade de irregularidades já que todas as informações do segurado precisam estar nos sistemas do INSS para que o serviço seja prestado. Além disso, abre-se o caminho para sua automatização, ou seja, serem realizados a distância.

E mais – o modelo convencional, em que o segurado precisa ir à agência para levar documentos e formalizar o pedido de benefícios, será substituído, nos casos em que for possível, pelo modelo em que os segurados só irão ao INSS se forem chamados. Os primeiros serviços que passarão a ser pedidos inteiramente dessa forma são o Salário-Maternidade e Aposentadoria por Idade (urbanos).

Até o fim deste mês, todos os pedidos por esses serviços serão registrados com sucesso e somente nos casos em que for necessário, o segurado irá à agência do INSS. Depois, bastará aos segurados acompanhar o pedido pela internet ou telefone.

Continua depois da publicidade

​​​​​​​​Confira notícias da Grande Florianópolis​​​​​​​​​