Em 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil. Com o fim do período Imperial (1822-1889), após a Proclamação da República, a bandeira que representava o império foi substituída. Em Brasília, permanentemente hasteada a 100 metros do chão, está a maior bandeira do país, medindo 286 metros quadrados, presa a um mastro especial. Com hastes metálicas que representam os Estados, foi construído como símbolo de diálogo e de convergência de todas as unidades da federação e dos três poderes da República.

Continua depois da publicidade

Na base do mastro está escrito: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto – visão permanente da Pátria”. Como curiosidade, existem dois cabos de aço. Uma nova bandeira é hasteada até chegar ao topo e só depois a bandeira que permaneceu durante aquele mês é descerrada. Quase sempre ela apresenta rasgos pelo forte vento que sofre naquela altura. A cerimônia é aberta ao público e as três forças (Exército, Marinha e Aeronáutica) fazem rodízio para sua execução.

Você conhece os símbolos da Pátria?

Se hoje é o Dia da Bandeira, o dia 18 de setembro é o Dia dos Símbolos da Pátria. E embora a bandeira e o Hino Nacional (cujo dia é 13 de abril) sejam os mais conhecidos, temos ainda o Selo Nacional e o Brasão da República.

Todos têm suas funções mas, objetivamente, representam nossa pátria onde quer que se apresentem e como tal devem ser conhecidos e respeitados.

Conhecer um pouco de nossa história é muito importante para reforçar nosso sentimento de Pátria, de Nação e de Cidadania.

Continua depois da publicidade