Um desconto, não autorizado, na folha de pagamento do INSS já levou pelo menos 50 aposentados a reclamarem no Procon de Florianópolis e do Estado. No valor de R$ 69,21 – este débito é autorizado pelo INSS a favor da Asbapi – Associação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos, com sede em Brasília. O aposentado Edgar Laurino, 73 anos, descobriu o desconto ao conferir seu contracheque, atitude que, admitiu, não é seu costume.
Continua depois da publicidade
O secretário adjunto da defesa do consumidor da capital catarinense, Michael da Silva, confirmou que 50 aposentados já denunciaram este tipo de desconto não autorizado junto ao órgão e que os denunciantes estão reavendo o dinheiro de volta, em dobro. O Procon da Capital fica na Praça XV, aberto até às 18h e atende pelo telefone: 3131-5300.
A Asbapi, por seu advogado, respondeu em nota que só procede o desconto com autorização por escrito do aposentado e faz o possível para evitar cobranças indevidas, mas que toda a cobrança indevida reclamada é prontamente corrigida. E as falhas não reclamadas?