Apesar da liberação dos templos religiosos para receber os fiéis, os padres Eduardo Rocha (pároco) e William (vigário) da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Tubarão, no Sul de Santa Catarina, decidiram convidar seus paroquianos a enviarem fotos via WhatsApp, que foram afixadas nos bancos da igreja.

Continua depois da publicidade

​> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

Além das missas, as demais celebrações da catedral também passaram a ser transmitidas em “Lives” pelas redes sociais, com a comunidade ligada nas redes sociais. A ideia original veio da região da Lombardia na Itália, onde o padre Giuseppe Corbari percebeu que poderia estar com todos os seus fiéis mesmo que nenhum deles estivesse fisicamente no tempo. A ideia se espalhou pelo mundo e muitos padres copiaram positivamente essa iniciativa.

Pároco Frei Flávio Santos e a missa de domingo com a igreja
Pároco Frei Flávio Santos e a missa de domingo com a igreja “lotada”. (Foto: Divulgação)

Aqui em Santa Catarina, além de Tubarão, também a Paróquia São Domingos de Gusmão e Nossa Senhora do Carmo, que tem como Pároco o Frei Flávio Santos, também recebeu mais de mil fotos que passaram a compor a "plateia" de suas missas e cultos religiosos.

Padre Marcelo Rossi e seus milhares de fiéis (em fotos).
Padre Marcelo Rossi e seus milhares de fiéis (em fotos). (Foto: Facebook/reprodução)

No Brasil, além do Padre Marcelo Rossi e Reginaldo Manzotti que lotaram suas igrejas com fotos enviadas por seus paroquianos. Em todas essas igrejas, as celebrações também estão sendo feitas pelas redes sociais com a possibilidade dos fiéis acompanharem de suas casas como se estivessem no templo.

O que você pensa disso?

"Rezar a missa com fotos dos fiéis nos bancos da igreja é certo ou erra?

Continua depois da publicidade

Ora, por favor não se trata de ser uma questão de certo ou errado.

É uma questão de amor!

Amor em tempos de risco de “morte coletiva”

Este é o foco central.

Vamos lá: o significado da palavra religião é esclarecedor e direto: “Religião vem do termo "religare", ou seja, religação… o homem estava separado de Deus e, uma vez reconhecendo suas impotências e fracassos, precisava de algo que o ligasse novamente ao Divino e à Luz.

Aí está a origem das primeiras religiões.

Depois… bem, depois o Homem se encarregou de dar o rumo que bem quis e chegamos aos dias de hoje.

Mas a iniciativa destes líderes espirituais – seja qual for a religião, a crença – merece todo o respeito, divulgação e celebração.

Respeito, por manter os laços e valores das origens…

Divulgação, para que que outras igrejas, templos e espaços da fé realizem os seus encontros com segurança e responsabilidade… e celebração, porque Deus é um apenas, interpretado e (re)interpretado por bilhões de seres que, agora, seguem expostos ao vírus (como você, como eu, como todos nós!) a procura de uma vacina química que nos salve, mas de uma energia cósmica, divina que nos transforme em pessoas melhores, mais humanas.

Continua depois da publicidade

Digna, criativa e cheia de amor esta iniciativa das fotos nos bancos dos espaços da fé.

Cada Ser Humano é um espaço vivo onde habita um Deus.

Feche os olhos, concentre-se em silêncio e a "religação" acontecerá.

Como disse Hermeto Paschoal: "O silêncio dos homens é o sagrado barulho de Deus!"."