Florianópolis será palco, a céu aberto, para a 12ª edição do Festival Internacional de Teatro de Animação (Fita). De 5 a 11 de outubro, espetáculos serão apresentados em teatros, espaços públicos como praças e parques de diferentes regiões da cidade e no aeroporto de Florianópolis. Companhias de Argentina, Brasil, Chile e Espanha são parte da intensa programação: mais de 20 sessões de teatro com classificação livre, adulta e infantil.
Continua depois da publicidade
Tudo será gratuito. Com uma agenda mais enxuta do que anos anteriores, o festival traz seleção de espetáculos plural, democrática e contemporânea, que leva a excelência do teatro de animação para o grande público.
O teatro de animação compreende diversas linguagens, entre elas máscara, teatro de sombras, objetos, bonecos, teatro de luvas, entre outros. E justamente por essa diversidade de elementos, os espetáculos conseguem criar novas perspectivas sobre temas distintos. Isso ocorre, por exemplo, no espetáculo Pareidolia, da Cia. La Llave Maestra do Chile, quando por trás de figuras inertes está a anima do ator, que dá vida aos objetos.