A partir das 19 horas do próximo dia 6 de fevereiro, você já poderá visitar a exposição "Nuvem escura sobre as cabeças", com pinturas sobre tela e papel de Galvão Bertazzi, na Galeria de Arte do Mercado Público de Florianópolis (Sala José Cipriano da Silva, Torre voltada para o Largo da Alfândega, piso superior).

Continua depois da publicidade

Ela ficará aberta até dia 14 de março, de segunda à sexta, das 13h às 19h, e aos sábados, das 10h às 14h.

Com curadoria de Anna Moraes, as pinturas sobre tela e sobre papel trazem reflexões cotidianas sobre a cidade e as pessoas que nela habitam e transitam.

Composta por pinturas produzidas em sua maioria, entre janeiro e maio de 2019, apresentam o título escrito na própria obra, que por sua vez se encontra cercada por uma linha preta e uma margem.

Trata-se de um conjunto de trabalhos figurativos, ilustrações e alegorias acerca do cotidiano urbano, nas quais edifícios, janelas e paredes de concreto servem de alicerce para que figuras humanas (e seus pensamentos transitórios) tornem-se também paisagem fundidas às construções.

Continua depois da publicidade

Partindo de elementos figurativos com profundos significados, sua obra joga com as probabilidades do encontro, os múltiplos destinos e a aleatoriedade do mundo dentro de uma cidade. Isto porque, apesar de apresentarem uma possibilidade de narrativa, todas as cartas estão abertas, expostas, passíveis de significância e significados.

Além disto, não existe um caminho pré estabelecido para se percorrer a exposição, como por vezes o próprio caminhar em ruas desconhecidas. As pinturas estabelecem conexões entre si em infinitas possibilidades de potencial narrável.

Como cartas de tarô, ou como o lance de dados de Mallarmé, elas embaralham destinos em uma rede de narrativas reais, fictícias ou imaginárias, fundindo-se também a pensamentos e incorporando os acasos.

Sobre o artista

Galvão Bertazzi nasceu em Campinas, São Paulo, viveu a maior parte da vida em Goiânia, e descobriu Florianópolis onde vive a partir de 2004. Ilustra livros e jornais, faz histórias em quadrinhos, pinta sobre papel, tela e muros. Rabisca com tinta e carvão, faz colagens e experimenta materiais diversos pra contar pequenas e estranhas histórias em cada um de seus trabalhos. Para conhecer um pouco mais do trabalho de Galvão, visite o site do artista.

Continua depois da publicidade