Junto com o início da estação mais quente do ano, o Fórum Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente no Trabalho em SC (Feti), o Ministério Público do Trabalho (MPT-SC) e demais entidades parceiras promoveram a largada da campanha de erradicação do trabalho infantil na temporada de verão 2018/2019.
Continua depois da publicidade
Rejeite produtos vendidos por crianças e adolescentes e denuncie a exploração sexual e o trabalho infantil é o mote deste ano e orienta turistas a não consumir produtos ou serviços oferecidos por crianças e adolescentes nas praias, festas (especialmente no Réveillon e no Carnaval), estacionamentos, lavação de automóveis, bares, restaurantes e outros locais públicos. Também pede que qualquer flagrante seja denunciado pelo disque 100.
Desde 2016 foram encaminhadas para o MPT-SC, 228 denúncias sobre trabalho infantil e, do total, já foram abertos 126 inquéritos civis. A prática que se concentra principalmente nas áreas rurais, na agricultura familiar, nessa época do ano, ganha os centros urbanos, muitas vezes com o consentimento dos pais sob o argumento de aumentar a renda familiar e, ao mesmo tempo, ocupar a mão de obra infanto-juvenil no período das férias. No entanto, esses pequenos acabam expostos à criminalidade, exploração sexual, tráfico de drogas, atividades insalubres e perigosas e, no recomeço do ano letivo, terão dificuldade de acompanhar os colegas.
A campanha é composta por cards e vídeos para as redes sociais do MPT-SC além de faixas que foram colocadas em locais estratégicos para maior visibilidade dos turistas como nos postos da Policia Rodoviária Federal de Biguaçu e Palhoça na BR-101, rotatória da praia do Campeche e no terminal rodoviário de Florianópolis.
Continua depois da publicidade