Projeto inédito no país, a Unidade de Recuperação Ambiental (URA) Beira-Mar Norte recebeu elogiosos comentários do professor Fernando K, que mantém um canal com quase 50 mil inscritos no YouTube (estima-se que mais de 30 mil são engenheiros).

Continua depois da publicidade

Fernando Koyanagi é um especialista em Internet das Coisas (IoT), que descreve um cenário em que diversas coisas estão conectadas, se comunicam e se relacionam. Neste caso, IoT aplicada na recuperação ambiental pela Casan.

Graduado em Ciência da Computação, diretor de uma empresa de tecnologia e criador de um reconhecido curso de Programação para crianças, adolescentes e adultos, famoso na web e pelo seu blog – Tutoriais, Tecnologia e Tendências -, Fernando visitou as instalações da unidade que está despoluindo a Baía Norte de Florianópolis para contar como é a tecnologia empregada no equipamento.

— O Projeto de Telemetria utiliza IoT (Internet das Coisas) para recuperação ambiental. No processo de tratamento são retirados resíduos sólidos e utilizadas técnicas para tratamento da água, como por exemplo aplicação de luz ultravioleta para matar microrganismos — explica o professor.

Utilização da Internet das Coisas no projeto é destacada pelo especialista
Utilização da Internet das Coisas no projeto é destacada pelo especialista (Foto: Fernando K. Tecnologia/Youtube)

No programa cujo tema é Geolocalização e Rastreamento, a partir do minuto 4 o professor cumprimenta a inovação do Projeto, mostra-se positivamente surpreso pela transparência da Companhia ("nem sempre é assim que as empresas fazem", comenta), se diz impressionado pela redução de coliformes fecais na área e agradece a receptividade dos engenheiros Ezequiel Medeiros, Giulio Cesare Facchin, Márcia Panciera Facchin, Gustavo Weber de Simas e Edgar Marcelino Pinheiro.

Continua depois da publicidade

Leia também: Mesmo próprio para banho, gerente do IMA não recomenda o mergulho na Beira-Mar Norte

No vídeo, os nove primeiros minutos são dedicados à Casan, nos quais ele passa uma noção da abrangência do Sistema de Telemetria utilizado pela Superintendência Regional Metropolitana (SRM), que controla 430 telas e a partir do minuto 8 entra no assunto específico da Unidade de Recuperação Ambiental.

Seus comentários destacam a URA da Casan até o 13º Minuto do vídeo enaltecendo a iniciativa da empresa e destacando a inovação da tecnologia aplicada.