Nove escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis participaram da 22a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, desenvolvida anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira, em parceria com a Agência Espacial Brasileira. A iniciativa contou com o envolvimento de estudantes do ensino fundamental e médio em todo território nacional.
Continua depois da publicidade
O projeto busca fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica, física e ciências afins, e também promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando toda a comunidade escolar.
A prova é dividida em quatro níveis. No primeiro são abordados assuntos relacionados à Terra e aos foguetes brasileiros e de outros países. O nível dois traz conteúdos como as instituições brasileiras voltadas ao desenvolvimento das atividades espaciais. Já o terceiro contempla temas como o efeito estufa e o buraco na camada de ozônio. O último nível engloba lei da gravitação universal, corrida espacial e Guerra Fria, por exemplo.
Em maio, as unidades educativas da Secretaria Municipal de Educação (SME) realizaram as provas escritas. As escolas que aderiram foram Henrique Veras (Lagoa da Conceição), Brigadeiro Eduardo Gomes (Campeche), Paulo Fontes (Santo Antônio de Lisboa), Maria Conceição Nunes (Rio Vermelho), Osmar Cunha (Canasvieiras), José do Valle Pereira (João Paulo), Acácio Garibaldi São Thiago (Barra da Lagoa), Herondina Medeiros Zeferino (Ingleses) e Batista Pereira (Alto Ribeirão). Os resultados dos testes serão divulgados em 17 de setembro.
Continua depois da publicidade