As professoras de educação especial que trabalham na sala multimeios da Escola Básica Municipal de Florianópolis Osmar Cunha, em Canasvieiras _ Florianópolis, realizaram ações para incentivar a inclusão de crianças com autismo dentro do ambiente escolar. Mundialmente decretada pela Organização das Nações Unidas, a data que pede mais atenção para quem possui este transtorno foi dia 2 de abril, mas o trabalho no âmbito escolar continua.

Continua depois da publicidade

As salas multimeios são espaços constituídos de mobiliários, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos para atendimento educacional especializado. Sob a coordenação das professoras Veraline Vargas de Castro Soares e Marilene Zorzi, foram apresentados vídeos informativos para os estudantes da unidade e, após a exibição, foi confeccionado um mural na entrada da escola com desenhos feitos pelas crianças sobre o que assistiram.

Na Osmar Cunha, estudam 12 crianças com deficiência, sendo três autistas. As outras possuem deficiência intelectual, deficiência múltipla e síndrome de Down. Lucas Forte dos Passos tem 10 anos, é aluno do 5º ano da unidade e é autista. Graças à conscientização de todos, ele se relaciona cada vez melhor com os amigos e professores.​

Leia mais colunas de Mário Motta​

​Confira notícias da Grande Florianópolis​

Continua depois da publicidade