Com o objetivo de ampliar a rede de parcerias para combater as notícias falsas (fake news) durante as Eleições 2018, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luiz Fux, assinou mais dois memorandos de entendimento com entidades representativas do setor de comunicação e com as empresas Google e Facebook.

Continua depois da publicidade

Por meio dos acordos, todos assumiram o compromisso de prevenir e combater a desinformação gerada por terceiros, além de apoiar a Corte em projetos de fomento à educação digital e em iniciativas de promoção do jornalismo de qualidade. Um dos pontos do acordo ressalta a necessidade de diminuir a possibilidade de replicação de práticas aptas a distorcer a liberdade do voto do eleitorado e a formação de escolhas conscientes por parte dos cidadãos.

E como você pode ajudar? Quando você receber pelas redes sociais qualquer notícia ou informação que provoque dúvida, não replique ou compartilhe antes de confirmar sua veracidade. Aliás, isso não deve valer apenas para o período eleitoral – faça isso todos os dias e você estará ajudando a limpar a internet de tanta bobagem que por ela circula.

Confira notícias da Grande Florianópolis​​​

Continua depois da publicidade