Os ítalo-catarinenses festejaram, há poucos meses, a decisão de abertura de Consulado Italiano em Santa Catarina. Agora foram pegos de surpresa por um imbróglio com o novo governo estadual. O ex-governador Eduardo Pinho Moreira já havia se comprometido em oferecer uma sala que abrigaria o novo Consulado junto ao prédio administrativo na SC-401, mas não pôde oficializar a cedência desaconselhado por sua procuradoria, já que estava em período eleitoral.
Continua depois da publicidade
No entanto, todos esperavam que o novo governador cumprisse o acertado no final do governo anterior e parece que alguns ruídos estão atrapalhando o acerto final. Os catarinenses que lutam pela instalação do Consulado em nosso Estado chegaram a pedir ajuda ao deputado ítalo-brasileiro Luís Roberto Lorenzato, que estava em Davos, Suíça, participando do encontro entre o primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte e o presidente Jair Bolsonaro, na esperança de que o próprio presidente interfira junto ao governador Carlos Moisés, do seu partido.
Torcemos para que o Moisés compreenda a importância dessa iniciativa para os catarinenses. O fato é que Santa Catarina tem números expressivos de descendentes de italianos e já passou da hora de sairmos da jurisdição do Consulado Italiano em Curitiba.