A Defensoria Pública da União (DPU) vem recebendo denúncias de que fraudadores se passam por defensores públicos federais para aplicar golpes. Segundo relatos dos denunciantes, as tentativas de fraude vão desde promessas de recebimento de valores referentes aos planos Bresser ou Collor até restituição de valores de Planos de Previdência complementar resultantes de supostas intervenções da Superintendência Nacional de Previdência Complementar em entidades públicas.
Continua depois da publicidade
Os golpistas apresentam-se como membros da Defensoria e solicitam depósitos em contas correntes em nome de supostos tabeliães de cartório ou de escritórios denominados "correspondentes jurídicos" da Defensoria Pública da União. A fraude acontece há anos, por todo o território nacional, e já foi objeto de alerta ao público por parte da DPU.
A DPU reforça que todos os serviços prestados ao público por esta instituição são gratuitos. Além disso, o recebimento de benefícios ou a restituição de valores devidos independe de qualquer depósito bancário prévio. Não se deixe enganar.