Um pouco da história de Ratones, distrito de Florianópolis, no norte da Ilha de Santa Catarina, contada por alguns de seus protagonistas.
Continua depois da publicidade
Histórias e memórias de antigos moradores que vivenciaram afazeres de uma comunidade isolada até os anos 1970, mesmo situada a 20 quilômetros do centro da capital do estado. É neste ambiente que o documentário “Ratones: Vidas e Lidas”, realizado por Leani Budde e Maurício Muniz, é construído. A produção será apresentada na segunda-feira, às 20h no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), com entrada gratuita.
Ao relatar lembranças, homens e mulheres relembram o trabalho desde crianças no cultivo da mandioca, nas farinhadas, na pesca de subsistência; se emocionam ao relatar o Terno de Reis, tradição abandonada há 30 anos. Mulheres contam das benzeduras que ajudavam os moradores num tempo em que ir ao médico era para poucos, o acesso à cidade feito em carro de boi. A narrativa se desenrola, e em seus depoimentos vislumbra-se um outro tempo, as entrelinhas permitem ler várias questões sociais e culturais.
O documentário foi idealizado por Leani e Maurício a partir da percepção da necessidade de colher os saberes de pessoas idosas da comunidade, e por isso começou em 2017 como trabalho voluntário de ambos. Em 2018, o projeto foi apresentado no Edital de Cultura da Fundação Cultural Franklin Cascaes e contemplado com recursos, sendo finalizado recentemente e exibido de forma gratuita em vários locais.
O vídeo foi apresentado numa sessão especial para a comunidade de Ratones, e, segundo os realizadores, o resultado foram comentários emocionados, pelo reconhecimento de uma vivência comum e antes pouco valorizada. Uma pré-estreia foi realizada na Casa da Memória e agora o documentário esta sendo lançado no Teatro da UFSC para toda a comunidade.
Continua depois da publicidade
Ficha técnica
Ratones – vidas e lidas
Realização: Leani Budde e Maurício Muniz (Florianópolis, 2019)
Duração: 38´
Classificação Indicativa: Livre
Patrocínio: Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis / Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes / Prefeitura de Florianópolis (Cultura, Esporte e Juventude)
Apoio: Associação dos Pescadores do Rio Ratones – APRR
Associação de Moradores de Ratones – AMORA
Departamento Artístico Cultural (DAC)/Secretaria de Cultura e Arte / Universidade Federal de Santa Catarina
Serviço
O quê: Lançamento do documentário “Ratones: Vidas e Lidas” no Teatro da UFSC
Quando: dia 25 de novembro de 2019, segunda-feira, às 20 horas
Onde: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont / Rua Desembargador Vítor Lima, 117, Trindade, Florianópolis (SC).
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade. (A capacidade do Teatro é de 108 lugares.)
Contato: Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC – (48) 3721-6493 e 3721-9447
Leia as últimas notícias no portal NSCTotal
Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.
Continua depois da publicidade