O aumento da demanda no banco de sangue durante o final de ano torna a doação ainda mais importante. Normalmente, há um acréscimo populacional nas cidades do Litoral — e de acidentes também, o que exige um número maior de doadores neste período.

Continua depois da publicidade

Para doar, as pessoas precisam ter de 16 a 69 anos, estar em boas condições de saúde e pesar acima de 50 quilos. Para os menores de idade, é obrigatório o acompanhamento dos pais ou responsáveis. A idade limite para realizar a primeira doação é de 60 anos.

Quem passou por cirurgia, exame invasivo (endoscopia ou colonoscopia) ou fez tatuagem recentemente, é necessário esperar seis meses, conforme recomenda o Hemosc. O uso de alguns medicamentos também pode impedir a doação, mas cada caso é analisado no processo de triagem.

A doação de medula óssea — outra demanda de saúde urgente — ainda é desconhecida por grande parte da população. Quando você decide ser um doador de medula, seu nome vai para um cadastro internacional. Em caso de compatibilidade com um paciente, você inicia o processo para tornar-se doador. A amostra vai para o banco de medula e a coleta pode ser feita no momento da doação de sangue.

Leia mais da coluna de Mário Motta

Continua depois da publicidade

​Acompanhe dicas e vagas de emprego no Espaço do Trabalhador na Hora​​

Leia também:

Inscrições para comércio ambulante no Réveillon de Florianópolis ocorrem até quarta-feira

Veja os melhores memes do feriado de Natal