O Diário Oficial da União de sexta-feira trouxe portaria da Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca contendo a lista das embarcações industriais autorizadas para a captura de tainhas na safra 2018. Ao todo 37 estão liberadas e outras 34 têm pendências de documentação, podendo entrar na pescaria caso sejam sanadas. O tamanho total da frota industrial, contudo, não poderá exceder 50 barcos.

Continua depois da publicidade

O início das atividades de cerco/traineiras estava previsto para iniciar no dia 1º de junho, no entanto, as embarcações devem ainda aguardar a emissão das licenças, prevista para o início da próxima semana. Neste ano, a safra conta com medidas inovadoras de gestão incluindo a adoção de cotas para pesca, diferenciadas por tipo de frota, estabelecidas a partir de estudos científicos.

Foi criado ainda um grupo de trabalho formado pelo governo, sociedade civil e setor pesqueiro para monitorar a pesca, com a obrigatoriedade de fornecer relatório oficial sobre as medidas adotadas. De 37 embarcações já autorizadas, 22 são catarinenses, 12 são do Rio de Janeiro e três são paulistas. A relação completa da Portaria Seap/PR 57/2018 você pode conferir aqui.

Confira notícias da Grande Florianópolis

Continua depois da publicidade