A professora de geografia Lílian Claudete, da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, de Florianópolis, percebeu que poderia usar o poder na música para ensinar seus alunos. Aliás, é impressionante como as canções têm o poder de nos ensinar coisas novas? Assim, Lílian decidiu usar “Afinar As Rezas”, da banda Dazaranha, para estimular os estudantes a conhecerem a cidade pelos locais citados na música. E iniciou com a turma 61 do ensino fundamental no projeto “De Naufragados à Ilha do Campeche – conhecendo a ilha ao som do Daza”.
Continua depois da publicidade
Com isso, ela promoveu um tour pelas praias de Naufragados e Solidão, pela Lagoa da Conceição e Lagoa do Peri. De setembro a novembro, a iniciativa da unidade, localizada no bairro Armação do Pântano do Sul, vem aproximando estudantes a herança cultural do município. Além disso, tornou possível a aproximação das famílias com o ambiente escolar.
Para registrar as descobertas feitas nos ambientes citados na música e visitados pelos alunos, cada um registra, em seu diário, relatos e diferentes atividades ali desenvolvidas. Para cada saída, são elaboradas diferentes atividades, desde narrativas, descrição de paisagens e observação de imagens de satélites. Os estudantes utilizaram imagens do Google Earth para se orientarem. A tarefa era identificar na imagem a trilha, o rio, as oficinas líticas, e descrever as paisagens que observaram, além de contar como foi a saída com muitos detalhes.
Em Naufragados, os educandos notaram a quantidade de resíduos espalhados pela areia da praia. Através de um olhar consciente, cada estudante trouxe o seu lixo produzido durante o passeio e recolheram os que estavam espalhados pela paisagem e levaram até a unidade para descartar adequadamente. A última visita foi à Ilha do Campeche, onde eles puderam analisar as inscrições rupestres e conhecer a história delas, além de observar os famosos quatis.
Confira mais notícias da Grande Florianópolis
Continua depois da publicidade