O Comitê para Democratização da Informática (CPDI) irá receber no próximo dia 02 de dezembro, em Sessão Especial, da Assembléia Legislativa, o Certificado de Responsabilidade Social por suas ações e iniciativas de inclusão social por meio da inclusão digital. Em sua 9ª edição, o evento tem por finalidade reconhecer e destacar as empresas privadas, empresas públicas e organizações sem fins lucrativos com atuação em território catarinense que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão. O CPDI também está entre os finalistas do Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC 2019, na categoria Organização sem fins lucrativos. O Certificado e o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC foi instituído pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com base na Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004.
Continua depois da publicidade
Criada em 2001 o Comitê para Democratização da Informática, está localizado em Florianópolis, sendo uma organização não governamental sem fins lucrativos que, desenvolve trabalho pioneiro de promoção da inclusão social, usando a tecnologia da informação como instrumento para a construção e o exercício da cidadania, através de parceria com organizações e voluntários envolvidos em promover a inclusão social utilizando a Tecnologia da Informação.

Dentro os inúmeros trabalhos e desenvolvidos pelo CPDI está o Projeto Cidade Melhor, que surgiu da percepção da falta de informação acerca dos prejuízos ambientais causados pelo descarte incorreto de equipamentos de informática e de resíduos de modo geral. Tem por objetivo estimular a cultura do descarte correto, promovendo um evento mensal, em um bairro da cidade, que alie Cultura, Arte, Lazer e Informação de cunho ambiental para a população.
Nesse evento, são desenvolvidas atividades artísticas (Apresentação de teatro, música, artes visuais, design e desfile de moda com conteúdo sobre a preservação ambiental); Artesanato (Apresentação de produtos confeccionados com resíduos eletrônicos e outros materiais); atividades lúdicas (joguinhos e brincadeiras com os visitantes do evento); Educação Ambiental (Informações gerais que conscientizem a população para a importância de preservar o meio ambiente).
Continua depois da publicidade
Para André Xavier Alves, presidente do CPDI, "É um orgulho ter o reconhecimento de uma instituição como a ALESC e uma honra estar concorrendo ao prêmio ao lado de outras entidades que assim como nós também atuam por um mundo mais justo".