Apesar das dificuldades de 2018, o cooperativismo encerra o ano comemorando conquistas especialmente em SC. Reconhecido como um dos Estados mais cooperativistas do Brasil, Santa Catarina conta com 263 cooperativas de 12 ramos. Boa parte da população está ligada nisso e, de acordo com dados do sistema da Organização das Cooperativas do Estado de SC (Ocesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), os cooperados somam mais 2 milhões e 200 mil famílias.
Continua depois da publicidade
Segundo o presidente do sistema Ocesc/Sescoop-SC, Luiz Vicente Suzin, “atravessamos fases complicadas no setor do agronegócio com a questão da carne fraca, a crise no frango e da suinocultura; nas exportações que não aconteceram dentro do previsto; e a greve dos caminhoneiros que trouxe prejuízos ao Estado e ao cooperativismo”.
Mas o cooperativismo de crédito teve crescimento expressivo em número de associados e em resultados. O ramo de saúde teve um ano positivo e o transporte também se equilibrou após a greve. E o novo governo que assume agora traz boas expectativas. Esperamos que a corrupção acabe ou pelo menos diminua, que o mundo comece a acreditar em nosso país e que novos investimentos aconteçam.
Confira as notícias da Grande Florianópolis
Continua depois da publicidade