Juro que minha intenção não é deixá-los tristes porque é Natal. Mas imagino que pouca gente tenha prestado atenção alguma vez na letra da música Boas Festas composta por Assis Valente, tão executada nesse período. Ela é, talvez, a mais brasileira das músicas de Natal.
Continua depois da publicidade
E a letra é inquietante. Veja:
“Anoiteceu, o sino gemeu
E a gente ficou feliz a rezar
Papai Noel, vê se você tem
A felicidade pra você me dar
Eu pensei que todo mundo
Fosse filho de Papai Noel
E assim felicidade
Eu pensei que fosse uma
Brincadeira de papel
Já faz tempo que eu pedi
Mas o meu Papai Noel não vem
Com certeza já morreu
Ou então felicidade
É brinquedo que não tem”
Continua depois da publicidade
QUEM FOI ASSIS VALENTE
Busquei algo que me fornecesse pelo menos uma pista de o porquê esse compositor teria escrito essa letra com tanta melancolia e encontrei o texto do advogado cearense Luciano Hortêncio: “Acho que Assis Valente tirou a mensagem de sua Boas Festas do âmago da alma. A composição traduz, com um gostinho bem brasileiro, a pureza do Natal e a angústia que maltratava o grande compositor baiano. Negro, pobre e sozinho, mesmo sendo excelente compositor, tinha a alma atormentada. Sabe Deus como se sentia quando compunha sua linda mensagem escrevendo: Papai Noel, vê se você tem, a felicidade, pra você me dar”.
Presto aqui sentida homenagem ao excelente compositor, rogando ao Menino Deus que conceda a felicidade e paz celestial ao nosso homenageado, pois isso foi impossível para Papai Noel aqui no mundo menor.
Feliz Natal para todos e a cada um!