O recado de hoje é para os estudantes que desejam ingressar no ensino superior por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). As bolsas disponíveis e as instituições participantes do processo seletivo do primeiro semestre de 2019 já estão disponíveis para consulta. Só aqui em Santa Catarina serão ofertadas 7.254 (5.003 integrais e 2.251 parciais). Está aí uma oportunidade importante para tentar uma vaga na faculdade em busca de qualificação e melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Continua depois da publicidade
E hoje começam as inscrições, sendo que os interessados têm até as 23h59min do dia 3 de fevereiro para acessar o site, onde poderá pesquisar por curso, instituição ou município. Ah, importante: podem se inscrever no ProUni apenas estudantes brasileiros sem diploma de curso superior e que tenham participado do Enem 2018, tendo obtido pelo menos 450 pontos na média das notas e mais que zero na redação.
Se quiser tentar uma bolsa integral, será preciso comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 1.497 nos dias de hoje). Se optar pela parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa (R$ 2.994).
E não é só. Devem satisfazer a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola; ser pessoa com deficiência; ou ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Neste último caso, não é necessário comprovar renda.
Continua depois da publicidade