Segunda feira foi realizado no Museu da Escola Catarinense o evento Almaday, para a formação de professores de Italiano de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O evento foi promovido pelo Círculo Ítalo Brasileiro (CIB/SC), a Editora Alma e o Edulingua (Laboratório de Língua e Cultura Italiana), escola em San Severino Marche, Itália, especializada em cursos de italiano para estrangeiros e faz parte da Settimana della Língua Italiana nel Mondo que teve início no dia 16/10 e vai até o próximo sábado, dia 26, com a comemoração do aniversário de 34 anos do CIB.
Continua depois da publicidade
O encerramento da Settimana será no restaurante Maremonti, com a formatura de alunos que concluíram o curso em 2018-2 e 2019-1. Mais de 50 professores dos três estados participaram do Almaday, que teve início as 9h até às 17h30. Na programação palestras de Michele Magnatti e Giacomo Pierini sobre "Idiomas e cultura italiana como possíveis desafios", o "Gerenciamento de sala de aula: uma arte esquecida" e o "Italiano no palco: ensinando italiano através de técnicas teatrais".
A comunidade italiana de SC continua lutando pela instalação de um Consulado daquele país em Florianópolis como ocorreu recentemente com Vitória, capital do Espírito Santo.
Continua depois da publicidade