As celebrações do Ciclo do Divino Espírito Santo em Florianópolis tiveram início oficial no fim da semana e seguem até o mês de setembro. Durante as festividades de abertura do Ciclo, foi assinado o Registro das Festas do Divino Espírito Santo do Município de Florianópolis, considerando Bem de Natureza do Patrimônio Imaterial ou Intangível do Município, no Livro de Celebrações.

Continua depois da publicidade

O Ciclo do Divino acontece anualmente dois sábados anteriores ao Domingo de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), a Festa mescla elementos religiosos, profanos e folclóricos. Os festejos abrangem novenas, promessas, folguedos populares, folias e cantorias. Contemplam também a procissão da corte imperial e a cerimônia de coroação do Imperador, considerado o principal momento do evento.

As comunidades envolvidas além do Centro são: Trindade, Ribeirão da Ilha, Monte Verde, Prainha, Estreito, Rio Tavares, Pântano do Sul, Campeche, Lagoa da Conceição, Santo Antônio de Lisboa, Rio Vermelho, Barra da Lagoa e Canasvieiras. Além de Florianópolis, participam também os municípios de Governador Celso Ramos, Bombinhas e Santo Amaro da Imperatriz além da comunidade do Bairro Enseada do Brito de Palhoça. Promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, o evento, que recebe o apoio da Prefeitura desde 2010, tem o objetivo de fortalecer as Festas do Divino nas comunidades.

​​Confira notícias da Grande Florianópolis​​​

Continua depois da publicidade