Em sua 27ª edição, o Trote Solidário do Conselho de Entidades Estudantis do Centro Tecnológico (Cetec) da UFSC conseguiu arrecadar aproximadamente 22 mil peças de roupas (agasalhos, meias, blusas, camisas, acessórios de inverno, etc), quase 500 cestas de alimentos, além de 50 colchões e nada menos que 126 doações de sangue (um total de 63 litros), sem contar roupas de cama, brinquedos, materiais de limpeza e ração animal. Foi a maior arrecadação que se tem registro na história da ação do Cetec.
Continua depois da publicidade
Se considerarmos apenas as doações de sangue dos jovens universitários, cada uma pode salvar até quatro vidas, ou seja, vão beneficiar mais de 500 pessoas que necessitam de transfusão ou de outros componentes sanguíneos. Esse trabalho (arrecadação) faz parte de uma gincana que tem como objetivo integrar os novos estudantes dos 11 cursos do Ciências da Computação (CTC), Sistemas de Informação e todas as engenharias do campus Florianópolis.
Esse tipo de trote não só transforma a imagem construída por outras iniciativas abusivas e até violentas praticadas para receber calouros em algumas instituições, como ajuda a UFSC a cumprir seu papel social como universidade pública que é dar suporte para a comunidade e integrar seus novos alunos com os veteranos.
Nossos cumprimentos por mais um Trote Solidário, que eu prefiro chamar de Trote Inteligente e Solidário.
Continua depois da publicidade