Iracema dos Anjos trabalha na Creche Joel Rogério de Freitas, no Monte Cristo, Florianópolis, que foi reformada e ampliada. Conhecida por todos como Cema, é a funcionária mais antiga trabalhando no Neim.

Continua depois da publicidade

Quando mudou-se para a comunidade, em 1989, foi contratada pelo próprio Joel que, na época, fazia parte da liderança comunitária. A creche, que era comunitária, estava sendo construída.

Cema chegou para tentar uma vaga para a filha e acabou conseguindo uma também para ela própria trabalhar como auxiliar de sala. O processo de transição de creche comunitária para municipal fez com que Cema, assim como outras funcionárias, precisassem prestar concurso.

Assim, ela retornou para o Neim em 1994, após cerca de cinco anos trabalhando em outras unidades. Também acompanhou todo o processo de reforma geral e ampliação recentemente, que resultou em um ambiente mais confortável para receber as crianças e no aumento 115 para 213 vagas.

A obra foi entregue neste mês à comunidade. Iracema é auxiliar de sala do grupo de cinco anos e comenta que gosta mesmo de trabalhar com esta faixa de idade, pois as crianças são mais curiosas e interessadas.

Continua depois da publicidade

Com uma vida dedicada à educação e com a aposentadoria chegando em 2021, ela comemora a nova reforma e relembra que muita gente já passou pelas salas de aula em que ela trabalha.

Ao destacar a querida Cema na coluna de hoje, prestamos nossa homenagem às tantas professoras, auxiliares de sala e outros trabalhadores que ajudam a cuidar e educar nossos filhos de modo dedicado e competente aqui e em todos os cantos desse país.