O direito do voto a todos os cidadãos foi uma de nossas maiores conquistas enquanto brasileiros. Hoje (e muito especialmente neste domingo), todos podem participar da política por meio do voto e eleger seus representantes, sem distinção de sexo ou posição social. Espero que você tenha estudado as propostas dos candidatos e escolhido o seu, de acordo com os vários cargos. Caso ainda tenha dúvidas, ligue para o Disk Eleições do TRE pelo número 0800-647-3888 e vote com consciência e segurança. Espero que não tenha deixado para a última hora e que não leve em consideração apenas o resultado das pesquisas eleitorais para escolher em quem vai votar.

Continua depois da publicidade

Se alguém disser que leva em conta apenas a posição nas pesquisas para “não perder seu voto”, lamento dizer que não compreendeu o que a democracia lhe proporciona. Escolha seus candidatos pelo que eles representam numa confrontação de valores com os valores que você acredita e deseja. Vote com os seus propósitos e volte para casa com a consciência tranquila.

Após abordar esse tema no programa Notícia na Manhã da Rádio CBN Diário, o leitor e ouvinte Mauro me enviou a seguinte mensagem: “Cumprimento-o por seu comentário quanto à relação pesquisa x voto. Ao indagar de conhecidos meus por que a escolha por A ou B ou C, nada dizem acerca da experiência do escolhido, retrospecto no âmbito da administração pública, preparo técnico, capacidade administrativa ou de gestão. Sequer leram ou conhecem o programa proposto e divulgado no site do TSE. Sequer pesquisaram o que está na imprensa ou em sites que informam e trazem a história de cada candidato. Alguns destacam apenas aspectos religiosos, sócio-morais, com visível desconhecimento de que isso não está afeto ao presidente/poder executivo, mas ao legislativo e, por vezes (indevidamente), ao Judiciário. Temos um longo caminho no aprender a votar”.

Gostei muito do que o Mauro me escreveu, por isso decidi dividir com todos vocês.

​Confira mais notícias da Grande Florianópolis​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Continua depois da publicidade