Prestes a completar 165 anos de criação, a Biblioteca Pública de Santa Catarina terá programação especial na última semana de maio. Foi criada em 1854, quando o então presidente da província, João José Coutinho, sancionou a Lei número 573, em 31 de maio. Mas somente em 9 de janeiro de 1855 é que foi oficialmente inaugurada. Com base na sua data de criação, é possível supor que seja uma das bibliotecas mais antigas do Brasil. 

Continua depois da publicidade

As atividades comemorativas começarão no dia 27, segunda-feira, com a abertura de uma exposição que conta a história da instituição cultural mais antiga do Estado. A programação terá também rodas de conversa, visitas guiadas, oficinas, contação de histórias, teatro, lançamento de livro e declamação de poesia. Além disso, será entregue a segunda etapa da digitalização do Jornal Correio do Povo, de Jaraguá do Sul. Será lançado, ainda, o livro catálogo A imprensa catarinense no Século XIX: Catálogo descritivo e ilustrado do acervo de jornais raros da Biblioteca Pública de Santa Catarina e Hemeroteca Digital Catarinense, do escritor e servidor da BPSC, Alzemi Machado. 

A programação é aberta ao público, mas algumas atividades têm vagas limitadas. Para fazer a inscrição é necessário entrar em contato com a administração, pelo telefone (48) 3665-6420.