Recebo do leitor Jorge Peres a boa notícia: a troca da Bandeira de Santa Catarina na entrada dos Túneis Antonieta de Barros, reclamada por ele um dia antes e imediatamente substituída.
Continua depois da publicidade
A preocupação do Jorge é tamanha que ele flagrou o exato momento em que a troca daquele pavilhão rasgado era substituído pelo servidor público no alto do mastro. Ao mesmo tempo em que agradecemos a providência, registro uma mensagem que recebi do leitor e amigo da coluna, advogado Dauth Emmendorfer ao comentar a preocupação do Jorge com o símbolo do nosso Estado.
Reproduzo a seguir:
" Mário Motta é o paulista mais catarinense que existe. É o maior entusiasta do uso e também do uso correto da bandeira do Estado de Santa Catarina. Nossa bandeira está consubstanciada com toda sua técnica e simbologia na obra de Teobaldo da Costa Jamundá (catarina/pernambucano) intitulada a Águia da Tua Bandeira.
Em uma outra obra de sua autoria denominada Catarinensismo, ele cita meu tio avô Carlos Tito Emmendörfer (Franciscano Frei Ernesto – mais conhecido como Frei Touro de tão brabo que era. rs) e que foi o artífice da igreja matriz de Blumenau e guardião do Colégio Santo Antônio daquela cidade, como o maior catarinensista que ele conheceu.
Continua depois da publicidade
Eu captei toda essa genética e me orgulho de ter sempre hasteada em frente da minha casa em frente ao canal da Barra da Lagoa, a Bandeira de Santa Catarina. Tenho também um quadro alegórico da Santa, envolta na bandeira do Estado. A Dauth Emmendörfer. "
Sei que por essas palavras, o Dauth também presta sua homenagem ao nosso leitor e amigo comum Jorge Peres, autor do alerta que motivou a nota publicada no dia de natal e igualmente preocupado com os símbolos e com tudo que se relaciona com nosso Estado de Santa Catarina.
