Em pleno dia de Natal, o leitor Jorge Peres passava pela Gustavo Richard, em Florianópolis, em direção aos túneis e percebeu o lamentável estado em que se encontra o pavilhão oficial de Santa Catarina hasteado no mastro que fica entre os túneis no sentido Centro/Sul da Ilha. Imediatamente retornou àquele ponto, estacionou e fez essas imagens que me enviou acompanhado da seguinte mensagem:
Continua depois da publicidade
"Caro amigo Mário.
É triste ver o símbolo de nosso Estado sendo exposto nesta situação. A Bandeira é um simbolo que identifica uma instituição. Devemos preservá-la, defendê-la e honrá-la em todas as situações. Seria conveniente a sua substituição periodicamente, a fim de não dar a entender o descaso pelo maior simbolo do Estado Catarinense. Essa foto foi feita na manhã do dia 25 de dezembro no acesso ao Túnel Antonieta de Barros, sentido sul da ilha. Grato. Jorge Peres".
Até sei que a substituição das bandeiras tem sim uma periodicidade, mas em alguns casos não se deve aguardar a data ou o prazo de substituição. Esse é um dele. Quando o estado da mesma é "em frangalhos" como nesse caso, a substituição deve ser imediata.
Agradecemos ao Jorge pela iniciativa e a quem providenciar sua troca também.
Continua depois da publicidade