O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina está divulgando semanalmente o resultado da pesquisa de balneabilidade no ponto 11 em frente ao Monumento da Polícia Militar na Beira-Mar Norte, em Florianópolis. A ideia é proporcionar ainda mais informações e segurança à população com relação à qualidade da água no local.

Continua depois da publicidade

Ressalto que, por enquanto, trata-se de manter bem informado o cidadão, pois ninguém ainda se atreve a mergulhar naquelas águas. Segundo os resultados das coletas de agosto, o ponto segue impróprio para o banho, apesar de ter diminuído a quantidade de coliformes fecais nas últimas semanas. Para passar à condição de balneável, de cinco amostras consecutivas, no mínimo, quatro devem ter até 800 bactérias Escherichia coli por 100 mililitros. As coletas realizadas no ponto 11 no mês passado apresentaram os seguintes resultados: dia 6 de agosto – 9.000; dia 12 – 5.000; dia 20 – 500; e dia 28 – 97.

Toda minha curiosidade se concentra agora nas próximas quatro coletas que, se derem inferiores a 800, garantirão um resultado tecnicamente confiável de balneabilidade para aquele ponto da Beira-Mar Norte. Todas as informações sobre esse ponto e de outras praias catarinense podem ser acessadas em no site balneabilidade.ima.sc.gov.br.

Continua depois da publicidade