A proposta de cidade criativa, que inclui prioridade ao pedestre, espaços públicos atraentes e seguros, sustentabilidade, convivência e criatividade, é um norte para a Cidade Pedra Branca. Hoje o bairro-cidade de Palhoça é um dos principais exemplos de cidade criativa do país, sendo o primeiro projeto da América Latina a participar do programa Clima Positivo da Fundação Clinton (EUA). São cerca de 12 mil moradores, 8 mil trabalhadores e 6 mil estudantes utilizando a infraestrutura, que alia moradia, trabalho, estudo e lazer, promovendo qualidade de vida.
Continua depois da publicidade
Uma das grandes realizações desse conceito é o Passeio Pedra Branca, shopping a céu aberto que se tornou ponto de encontro por onde circulam 100 mil pessoas por mês. E esse é justamente o foco da mais recente iniciativa de lá: a Arena Pedra Branca, espaço aberto em dezembro que oferece pista inédita em SC para a prática de pump track (um estilo de pista para ciclismo cujo percurso tem lombadas ou rollers, possibilitando a aceleração da bicicleta sem o uso dos pedais). Também estão disponíveis pista de mountain bike e quadras de areia de futevôlei, vôlei e beach tennis.
As atividades são gratuitas, bastando seguir apenas estas regras: A Arena funciona das 9h às 21h; Os frequentadores devem portar seu material esportivo específico, bem como é recomendado o uso de roupa adequada; A utilização das quadras de areia se dá por sistema de rodízio, respeitada a ordem de chegada; O tempo de uso das quadras de areia é limitado em uma hora por grupo; As quadras são exclusivamente destinadas à prática esportiva.