Você já ouviu falar em fibrose cística? Então, vamos lá: a mucoviscidose, mais conhecida como fibrose cística ou apenas FC, é uma doença genética, grave, sem cura, que afeta as glândulas exócrinas, provocando alterações nos pulmões, pâncreas, fígado e intestino.

Continua depois da publicidade

A doença surge por genes defeituosos que passam de pais para filhos. As glândulas exócrinas produzem um muco muito espesso que entope os ductos, provocando o mau funcionamento do aparelho respiratório, digestivo e reprodutor. Quanto mais precoce o diagnóstico, mais eficaz é o controle sobre a doença, proporcionando o tratamento médico adequado e os cuidados necessários.

Em Santa Catarina, desde 2002 a fibrose cística é diagnóstica no teste do pezinho, porém muitas pessoas que nasceram antes disso podem ter a doença e ainda não têm o diagnóstico. Em 2001 foi instituído, pelo Ministério da Saúde, o dia 5 de setembro como o Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística.

A Associação Catarinense de Assistência ao Mucoviscidótico (Acam) é uma entidade sem fins lucrativos que presta assistência aos pacientes e familiares de portadores da doença em SC. Ela sobrevive de doações e eventos que arrecadam fundos para manter o belo trabalho que realiza. Por exemplo, no próximo dia 6 de outubro, a partir das 15h, será realizado uma Ação Entre Amigos (bingo beneficente) no Ginásio Palhoção em Palhoça. O objetivo é juntar recursos para comprar remédios para os portadores carentes.

Para mais informações, ligue para os telefones (48) 3283-2041 ou 99942-4712 e compareça ao evento no próximo sábado.

Continua depois da publicidade

​Confira mais notícias da Grande Florianópolis​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​