O Japão costuma descansar entre o Natal e o Ano Novo, período chamado Golden Week, ocasião em que as famílias e as comunidades se reúnem para os preparativos das festas. Reúnem-se para apiloar o mochi e fazer outros pratos típicos da ocasião.
Continua depois da publicidade
Comer o mochi, na sopa, salgado ou doce, faz parte do ritual de renovação da esperança de fartura à mesa durante todo o ano que se inicia. O apiloamento (amassar o arroz no pilão) coletivo faz parte do rito de passagem do ano, da confraternização das famílias e amigos, assim como a sopa chamada “toshikoshi soba”.

Soba em japonês, além do nome do macarrão, significa também perto, escrito de forma diferente com outro kanji. O fio do soba, feito de trigo sarraceno, é longo e resistente. Tomar a sopa expressa o desejo de “que no ano vindouro estejamos todos perto, que nossa união seja longa e resistente, como o soba”.
O festival
Assim, o Festival de Mochi acontecerá na Praça XV, centro de Florianópolis, nesse sábado (9), das 10 às 19 horas, com apoio e patrocínio da Prefeitura de Florianópolis e da Fundação Cultural Franklin Cascaes. Nele serão apresentados os costumes e tradições da cultura japonesa de final e início do ano. O evento também contará com feira de artesanato, culinária japonesa e produtos feitos com mochi, produtos orientais, oficinas e apresentações. Participe!
Continua depois da publicidade
O que é mochi?
Mochi é um bolinho feito de arroz glutinoso (mochigome), cozido, apiloado, amassado e depois moldado.

Será também apresentado o Shichigosan, comemorado todos os anos no mês de novembro por ser o único mês em que os algarismos são iguais (1 e 1), consentâneo com a predileção japonesa pela repetição de números.