Começou hoje e vai até domingo, em Florianópolis, a 9ª edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), competição que reúne cerca de 408 participantes de 197 escolas entre atletas e dirigentes.

Continua depois da publicidade

Estão em disputa as modalidades de atletismo, basquete de cadeira de rodas, bocha paralímpica, natação, goalball, judô, voleibol sentado, tênis de mesa, tênis de cadeira de rodas e futebol sete. A maioria das modalidades será disputada nas dependências esportivas da UFSC. As exceções serão o tênis de mesa, que será no ginásio Capitão Waldir Schmidt (Costeira), e a natação, que terá como palco a piscina da Elase.

Os Parajesc são destinados a estudantes com idade entre 12 e 17 anos com deficiências física, auditiva, intelectual e visual. E as escolas campeãs das modalidades farão parte da seleção catarinense que participará da etapa nacional da competição, as Paralimpíadas Escolares, que serão realizadas de 20 a 25 de novembro em São Paulo. Nesta competição, em 2017, Santa Catarina foi vice-campeã Brasileira, atrás somente de São Paulo, o campeão-geral.

Todos que puderem devem prestigiar e incentivar ações como esta, que dão uma importante oportunidade para nossos jovens mostrarem seu potencial esportivo. Mais do que isso, é um momento em que superam suas próprias limitações e sentem-se engajados na sociedade.

Confira notícias da Grande Florianópolis​​​​

Continua depois da publicidade