O leitor Paulo Bossle me enviou ontem, pelo WhatsApp, uma sugestão, fruto da lembrança de uma historinha jocosa que ouvi ainda menino. A história dá conta de um senhor que viu um pneu de seu carro furar e, ao retirar as quatro porcas, decidiu colocá-las na calota ao lado do veículo, sem perceber que logo atrás de si havia um barranco bem fundo que dava acesso a um riacho. Sem querer, bateu o pé na calota e derrubou a mesma com as porcas lá embaixo.

Continua depois da publicidade

Desesperado, não sabendo o que fazer, alguém que viu o ocorrido sugeriu que ele retirasse uma porca de cada uma das outras três rodas e usasse para fixar a quarta roda. Assim, conseguiria ir até a borracharia com três porcas em cada uma das rodas sem grandes riscos. Pouco importa o desfecho da anedota, mas a sugestão é a mesma e talvez pudesse resolver a questão da placa da ponte Pedro Ivo Campos, ao menos temporariamente. Era só retirar um parafuso de cada uma das outras placas e colocar na que precisou ser soldada. Simples.

Como são 12 parafusos em cada placa, um único parafuso retirado não faria tanta falta e com 11 deles o problema da placa que se soltou estaria solucionado. Pelo menos temporariamente, até que a encomenda chegasse. Sei que parece uma piada, mas quem sabe, né?