Quando a Luciana Corrêa, coordenadora do Jornal do Almoço, me comunicou que o quadro Tá na Mesa desta semana seria comigo, fui em busca das informações básicas, a começar pelo nosso anfitrião. Soube que seria um dedicado cobrador de ônibus, que havia passado no concurso da Comcap para o trabalho temporário e que estava eufórico pelo fato de poder trabalhar 12 horas por dia. Ailton Valentim, pai de duas jovens estudantes (uma no ensino médio e a outra cursa educação física na UFSC) que se orgulham do que receberam até aqui.

Continua depois da publicidade

Ailton sempre enfrentou as dificuldades com garra e empenho e nunca aceitou o fato de que essas dificuldades o impedissem de continuar buscando seus sonhos. Por meio da coluna de minha colega Laine Valgas (que já o conhece há mais de 30 anos), ele buscou emprego e decidiu que o atletismo (corrida de rua) seria mais um instrumento de preparação e fortalecimento para a conquista de uma vida melhor. Tornou-se o recordista de participações da Volta à Ilha de SC, corrida de revezamento que acontece anualmente em Florianópolis. Nessa época, chegou a ganhar um tênis de um leitor da Hora para continuar correndo, pois não admitia desistir e não tinha condições de comprar um. Aliás, esse rapaz sempre foi assim – por mais “nãos” que recebia da vida.

De tanto persistir, hoje colhe os frutos dessa dedicação, em que sempre conjugou o verbo esperançar. E a vida hoje lhe sorri como há muito tempo ele buscava. É cobrador da Linha Rio Tavares no Consórcio Fênix, e a capacidade física das corridas o ajudou a conquistar uma vaga para o trabalho temporário que desenvolve na Comcap deixando mais limpas as praias do norte da ilha, ao lado de muitos bons colegas que o receberam na base operacional de Canasvieiras.

Apaixonou-se pelas questões ambientais e pretende fazer o concurso que poderá lhe dar uma vaga efetiva na Comcap e certamente irá conseguir. Curiosamente, seu atual gerente na Base Norte da Comcap, Marcio Fabiano de Oliveira, já foi seu superior imediato quando trabalhavam juntos no Transporte Coletivo e agora voltaram a se encontrar com alegria e respeito. Almocei (no quadro Tá na Mesa de ontem) com o pessoal que desenvolve esse trabalho espetacular na região norte da Ilha de SC e, em todos com quem conversei, só encontrei alegria, sorrisos e gratidão pelo que a vida lhes deu até aqui.

Aliás, o importante não é o que a vida lhe oferece, e sim o que você faz com o que a vida lhe oferece. O exemplo do Ailton e de todos os trabalhadores que – faça chuva, frio, sol ou o calorão imenso que estamos passando – correm literalmente para dar conta de uma missão simplesmente fundamental para nossas vidas; recolhem os resíduos que nós produzimos, mantêm a cidade limpa, com suas valas e espaços públicos, e espalham um sorriso exemplar que só enche nosso coração de alegria.

Continua depois da publicidade

Um abração a todos eles.