A visão monocular é caracterizada pela capacidade de uma pessoa conseguir olhar através de apenas um olho com noção de profundidade limitada, além da redução de campo periférico. As causas mais comuns são traumas oculares, glaucoma, doenças congênitas, como a toxoplasmose, e tumores oculares.

Continua depois da publicidade

O problema afeta o indivíduo de diversas maneiras. Por exemplo, motoristas só podem conduzir veículos das categorias A e B, portanto, não poderão dirigir caminhões, ônibus e carretas.

Para chamar a atenção da sociedade e celebrar o Dia Estadual da Pessoa com Visão Monocular, a Associação de Pessoas com Deficiência Visual de Santa Catariana (APDVISC) promoverá, no dia 6 de maio, das 13h30min às 18h30min, um evento no Plenarinho da Alesc, em Florianópolis.

O objetivo é integrar o dia estadual da pessoa com visão monocular a ser comemorado anualmente no dia 5 de maio ao calendário oficial de eventos de Santa Catariana, nos exatos termos estabelecidos pela lei 17.679, de 11 de janeiro de 2019.

Assim, espera-se identificar o maior número de pessoas com visão monocular no Estado, para que as mesmas possam ter acesso às informações pertinentes a este tipo de deficiência e fazerem a prevenção no cuidado da visão que ainda possuem.

Continua depois da publicidade