De quarta a sexta-feira (27 a 29 de março), Florianópolis sediará a segunda edição do Ecriativa. O evento reunirá as oito cidades que fazem parte da rede brasileira de Cidades Criativas da Unesco: Florianópolis, Belém e Paraty (segmento gastronômico); Brasília e Curitiba (design); João Pessoa (artesanato); Salvador (música); e Santos (Cinema). Também participam três municípios que estão em processo de candidatura: Belo Horizonte, São Paulo e Fortaleza; além de representantes da Unesco Brasil, e do Ministério da Cultura e do Turismo.

Continua depois da publicidade

No encontro, os participantes conhecerão os projetos futuros das cidades que integram a rede, farão visitas técnicas à Fazenda de Ostras e ao Living Lab e terão apresentação dos avanços no setor de gastronomia no IFSC Coqueiros, walking tour pelo Centro Histórico da Capital e de painel e apresentação das oito cidades.

Florianópolis foi a primeira cidade brasileira a conquistar o título de cidade criativa Unesco. A rede mundial de Cidades Criativas Unesco foi criada em 2004, com o objetivo de promover a cooperação internacional entre as cidades que têm a criatividade como estratégia para alcance dos objetivos sustentáveis da ONU.