A Prefeitura Municipal de Florianópolis por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Franklin Cascaes, além dos parceiros: Casa da Memória, Câmara de Vereadores, Associação Deutsche Welt, Instituto Carl Hoepcke e Comissão Organizadora dos 200 anos de Fritz Muller, acabam de divulgar a programação alusiva a chegada dos primeiros imigrantes alemães em Desterro, no ano de 1828.
Continua depois da publicidade
Serão 03 dias de excelentes atividades e todas com entrada gratuita nos dias 06, 07 e 09 de novembro, sendo que um dos dias mais importantes para a programação será a Sessão Solene na Câmara dos Vereadores de Florianópolis, no dia 06 de novembro de 2019, às 16 horas.

No dia 09, acontecerá a realização da 4a. BierFest, na sede da ACOJAR, Rua Coronel Maurício Spalding no. 801, Bairro Santa Mônica, com início às 11h30min e término às 18h00.
Os imigrantes chegaram à cidade de Desterro em dois navios que vieram do Rio de Janeiro, lugar onde aportavam ao chegar primeiro no Brasil. O primeiro navio que ancorou aqui foi o brigue Luiza em 07 de novembro com 276 colonos, e cinco dias depois aportava na cidade o navio Bergantim Marquez de Vianna, com 359 imigrantes.
De acordo com a história, o primeiro navio ficou alojado no Campo do Manejo, hoje Instituto Estadual de Educação. O segundo foi aportado com os imigrantes na Armação da Lagoinha, costa Sudeste da Ilha de Santa Catarina. A maioria desses imigrantes alemães eram agricultores, ferreiros, carpinteiros, artesãos e soldados que na época enfrentavam condições muito precárias nos primeiros anos no Brasil.
Continua depois da publicidade

Dada a importância de tal acontecimento foi organizada uma programação diversificada no intuito de homenagear e mostrar a relevância que este povo (imigrantes) agregaram para todos nós, como forma de história, cultura, costumes, dança, música, gastronomia tanto em Florianópolis como também para São Pedro de Alcântara, primeira colônia germânica de SC e a segunda do país. A partir daí, outras regiões do nosso estado foram colonizadas pelos alemães como as cidades do médio e alto vale do Itajaí.
Dada a importância desse processo de imigração, registramos aqui nosso carinho e respeito por tudo que os alemães nos trouxeram e nos legaram, fundamentais para o progresso de Santa Catarina e do nosso país.
Leia mais:
Projeto Fauna Floripa instala câmeras em áreas naturais de Florianópolis