Com o objetivo de promover o desenvolvimento agrícola e a produção consciente de alimentos, além de fortalecer a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar das comunidades, a Organização das Nações Unidas instituiu em 2017 o dia 18 de junho, como o Dia da Gastronomia Sustentável. A gastronomia sustentável contribui com a valorização da produção local, da agro-ecologia e com a conservação da biodiversidade.
Continua depois da publicidade
Para comemorar entidades ligadas ao Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia estão promovendo uma série de atividades: No Instituto Federal de SC, está acontecendo uma série de eventos, como o II Seminário: Gastronomia e sustentabilidade, além da Mostra de pesquisas realizadas por docentes, discentes e colaboradores externos e degustação de produtos oriundos de atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos da Gastronomia do IFSC.
Os eventos contam ainda com as parcerias do SESC, que promove durante o dia um Concurso para cozinheiras e merendeiras que desenvolvem receitas utilizando alimentos de forma integral e sem desperdício. O SENAC terá a palestra Gastronomia Sustentável com Daniel Paiva e a Universidade Estácio realiza em Barreiros, até às 19h, a segunda edição da ECOmida – com comida, música, danças e aulas pocket.