Fui convidado para participar de um projeto chamado Letters To My Young Self, uma série de livros que já contou com autores ilustres como Paul Mccartney, Neil Gaiman, Margaret Atwood e Jamie Oliver. A versão brasileira, da qual participo, contará com textos do filósofo Luiz Felipe Pondé, o baterista João Barone, a cantora Elza Soares e a atriz Claudia Raia. A premissa é bastante conhecida: se você pudesse dizer algo para o jovem você, o que diria?

Continua depois da publicidade

Quando eu tinha trinta e poucos anos e alguém me perguntava o que eu diria para mim mesmo mais jovem, eu brincava: “Compre ações da Apple”. Agora, tenho 40 anos. Ter feito quarenta anos mudou alguma coisa dentro de mim. Sinto que estou na metade da vida, na melhor das hipóteses. Sinto, pela primeira vez, que sou mortal. Some-se a isso a pior pandemia mundial do século e um câncer na minha mãe, acabo ficando mais reflexivo, mais contente com pouco e consciente de que tenho muito o que realizar.

O texto que escrevi pra mim mesmo no Letters To My Young Self vocês terão que ler quando o livro for lançado. Aos jovens que começam um ano novo, segue uma lista de coisas que eu queria que alguém tivesse me dito antes. Nada disso é lei, são apenas coisas que percebi nesses meus primeiros quarenta anos.

Ter feito quarenta anos mudou alguma coisa dentro de mim. Sinto que estou na metade da vida, na melhor das hipóteses.

Não comece a fumar. Ligue mais pra sua mãe ou pai, ou qualquer parente que você ame. Eles serão seu lugar seguro nos momentos ruins. Não tenha vergonha de abraçar suas pessoas favoritas. Beba um copo de água entre os chopes e nunca (NUNCA!) misture destilados. Baixe a tampa da privada depois de usar. Não leia notícias sobre violência, porque elas vão te dar medo de sair de casa. Não leia notícias sobre política, porque elas vão te deixar desanimado. Leia livros que você não consegue largar. Tempo é a coisa mais importante. Não dirija com sono. Tente mudar aquilo de que você não concorda no mundo. Se perceber que está errado, mude de opinião, não há problema algum nisso. Não faça coisa que você não quer para agradar pessoas que você não gosta.

> Põe na Lista: “Soul” e os filmes da Pixar que nos fazem chorar

Continua depois da publicidade

Escove os dentes e passe fio dental. Pegue a estrada fora dos horários de pico. Beba água. Passe o máximo de tempo com as pessoas que você ama. Não viva uma vida para os outros, você só tem uma. Não desperdice bons amigos, eles são raros. Agarre o grande amor da sua vida e não o decepcione. Nos momentos mais fantásticos da sua vida lembre-se disso: vai passar. Nos momentos mais difíceis da sua vida lembre-se disso: vai passar. A vida é longa. Sempre é tempo de recomeçar. Um ano novo é uma nova chance, assim como todas as segundas-feiras.

Leia também:

> Quem são os artistas e os famosos que morreram de Covid-19 em 2020

> Um professor inspirador abre mentes, toca corações, muda histórias