As pessoas se perguntam se existe vida após a morte. É claro que existe. Quando a gente morre a vida continua. Você dá seu último respiro e não consegue mais puxar o ar. Seu corpo relaxa e você se despede. Mas a vida continua. Um segundo depois, do outro lado do mundo, um pai abraça um filho ao chegar em casa. Uma mãe amamenta. Um casal tímido viaja de avião pela primeira vez. Um homem faz carinho num cachorro de rua e decide adotá-lo.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A vida continua sem você. Se você tiver sorte, vão chorar sua falta. O luto é o pequeno preço que pagamos pela alegria de ter amado alguém. Outras pessoas vão continuar vivendo, chorando, correndo, amando. A vida continua um segundo depois de você ir embora. A vida continua sem você. A vida continua sem as pessoas que você ama. A vida continua sem todas as pessoas que você já conheceu um dia. A vida continua.

> O preço de ser pai

Se a pessoa que morre renasce, não sei. Se ela vai para o céu ou para o inferno, também não sei. Se estão certos os budistas, os muçulmanos, os judeus ou os pentecostais, tampouco. Mas digo, com certeza quase absoluta, que todo mundo um dia morrerá. E digo, com mais certeza ainda, que entre aquele primeiro berro do parto e o último suspiro, é ali que esteve a vida.

Continua depois da publicidade

> Do que eu falo quando eu falo de corrida

Quanto tempo é perdido discutindo o que vem depois da morte? Quantas guerras foram feitas por culpa dessa incerteza? Não sei se existe vida depois da morte, mas sei que existe vida antes da morte. Existe vida para quem vive o hoje.

> Leia outras colunas de Marcos Piangers

Quero não esperar o paraíso, mas construir meu pequeno paraíso aqui. Quero estar rodeado de anjos na terra. Quero pedir perdão e ser perdoado em vida. Quero encontrar e reconhecer Deus no que me rodeia. Quero viver momentos de amor e gratidão, daqueles que fazem o relógio parar. Esses momentos durarão para sempre. E a isso, darei o nome de vida eterna.

Leia também:

> Casa noturna terá de mostrar documentação após inauguração “tensa”

> Navio “diferentão” traz carregamento de carros de luxo a SC; veja fotos

> Famílias se despedem de soldados mortos em acidente com caminhão do Exército