Quando minha primeira filha era pequena, fomos conhecer o Nordeste brasileiro e ficamos hospedados na casa de amigos que tinham quatro filhos. No quarto deles, a cama era imensa. “Dormimos todos amontoados”, nos disse o pai, sorrindo feliz. Foi uma dessas pequenas e bonitas influências na nossa vida. Acabamos comprando, nós também, uma cama enorme para que nossas filhas se sentissem bem-vindas. Outra coisa que sempre tivemos grande: uma mesa para receber amigos.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Esses dias, ouvi um milionário americano falando, talvez fosse até bilionário, não tenho certeza, sobre o que ele considera sucesso. Era uma dessas entrevistas das quais a internet está cheia: como você conseguiu juntar essa quantidade fascinante de dinheiro e quais as dicas que pode nos dar. Em determinado momento o milionário falou: “Quer saber o que é sucesso de verdade? Seus filhos quererem passar tempo com você depois de velhos”.

O entrevistador estava ali querendo saber qual era a rotina diária daquele senhor bem-sucedido, o que pra mim é tão absurdo quanto perguntar ao Picasso o que comia no café da manhã ou qual seu pincel favorito. O fato é que as pessoas bem-sucedidas financeiramente chegaram lá de várias maneiras: entrar em um negócio na hora certa, um sócio genial, aquilo que você é apaixonado coincidiu de ser algo extremamente bem remunerado nesse pedaço do mundo, nesse exato momento do universo.

Mansão suspensa atrai atenção de milionários em praia de SC

Continua depois da publicidade

Aquele senhor rico foi enfático: sucesso de verdade é ter a mesa cheia nos finais de semana. É quando seus filhos querem almoçar com você, conversar com você, viajar com você até o final da sua vida. Quando você não está rodeado de interesseiros, mas de gente que te ama de verdade. Seremos ricos ou pobres por acaso, por motivos que muitas vezes não podemos controlar. Onde nascemos, como eram nossos pais, quem eram nossos amigos, o que nos ensinaram, se nossos interesses tinham valor monetário na sociedade em que vivemos.

Leia outras colunas de Marcos Piangers

Contudo, algo que podemos controlar é o nosso sucesso entre nossos amores. Sendo bons pais, bons parceiros e bons amigos, cultivamos afetos para o resto da vida. O verdadeiro sucesso não está ter uma conta bancária cheia de dinheiro. Está em uma mesa cheia. Uma mesa cheia de pessoas que nos amam verdadeiramente.

Leia também:

Sete sucos para acelerar o metabolismo e ajudar a emagrecer

Barbárie de Queimadas: o que aconteceu no crime tema do Linha Direta

Saiba para que serve o bigode do cachorro