Enquanto os fogos de artifício e os espumantes estouravam, as famílias se abraçavam e desejavam uns para os outros aquilo que todos nós sempre desejamos uns para os outros em todas as viradas de ano: dinheiro, saúde, paz, felicidade e amor. Qual dos desejos de ano novo é o mais importante? Para os que passaram problemas financeiros, é o dinheiro. Na virada, gritaram “grana!” imaginando um novo emprego, uma promoção, a bolsa de valores subindo. Para os que passaram por brigas e discussões ao longo do ano passado, a paz importa mais. Os que tiveram desilusões amorosas clamaram por amor. Os que não sabiam o que pedir, pediram apenas felicidade.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Aqueles que, por alguma razão, visitaram hospitais no ano passado, repetiram uns para os outros: “Saúde! Muita saúde!”. E olharam uns nos olhos uns dos outros, como se REALMENTE quisessem dizer aquilo. “Saúde!”, eles disseram, e brindaram emocionados, pensando em alguém que perderam ou que quase se foi. Sem saúde não há paz, nem dinheiro, nem felicidade. Mas pode haver amor. O amor é o desejo mais importante.
Uma amiga, médica de UTI, me contou que as famílias ricas e as famílias pobres são muito diferentes quando têm alguém em perigo de morte. As famílias ricas alternam os familiares, cada dia vem um filho diferente, pra saber qual a atualização do quadro de saúde. Famílias sem muitos recursos, ela me disse, praticamente acampam no hospital. Vêm os filhos, netos, esposas, primos, sobrinhos, todos querendo fazer algo pela pessoa doente. “A impressão que tenho é que quem cuidou dos filhos recebe de volta o carinho, na hora do aperto. Já quem terceirizou a criação dos filhos e priorizou o dinheiro, recebe de volta frieza”.
Continua depois da publicidade
> Leia outras colunas de Marcos Piangers
Todos os pedidos de ano novo podem ser cultivados ao longo do ano. Dinheiro vem com trabalho e foco. A paz vem quando abrimos mão de querer estar certos e optamos por ser gentis. A saúde aparece quando passamos o ano nos alimentando apropriadamente, dormindo bem, nos exercitando. A felicidade acompanha o autoconhecimento, o propósito e a gratidão. E o amor vem quando somos amáveis. A forma como a gente ama dá pistas sobre como seremos amados. A forma mais previsível de saber como será o ano novo é olhando nossas atitudes no dia a dia.
Eu te desejo dinheiro, saúde, paz, felicidade e, principalmente, amor.
Leia também:
> Vídeo mostra força de tornado que atingiu SC
> Sem controle, turistas embarcam com Covid em ônibus e aviões em SC
> Imagem de radar mostra tornado que atingiu Timbó
> Itapema fará alargamento da praia e vai duplicar faixa de areia