Aurora me pede um caderninho novo. Quer começar um diário. Procura, na papelaria, um caderno bonito. “Esse não, pai. Quando o caderno tem a data me sinto pressionada. Se não escrevo um dia, parece que estou com pendências”, ela disse. Minha filha tem nove anos e já sente que tem pendências.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Digo a ela: criança só tem que brincar. Aprender umas coisinhas na escola, mas principalmente brincar. Convido-a para viajar semana que vem. Ela diz que não pode faltar à aula. Minhas duas filhas odeiam matar aula. São o contrário do que eu era.

Eu pequeno, se minha mãe dissesse: “Arruma a mala, vamos viajar amanhã”, eu nem perguntaria para onde. Qualquer coisa, menos escola. Eu queria relaxar, curtir a praia, brincar com amigos. Tenho esperança de que façam isso na escola. Espero que sejam felizes na escola, não apenas produtivas.

Um pai me diz que o filho, chorando, disse que se sentia inútil. Aos oito anos. Inútil! Mas, qual a utilidade de uma criança? Senão, deixar o mundo mais leve, divertido, criativo, brincalhão. Como pode uma criança ser inútil? Só se não estiver sendo criança.

Continua depois da publicidade

> O que mudou dois anos depois da 1ª morte por Covid em SC

Entendo que queremos que nossos filhos sejam felizes. E que no mundo em que vivemos, temos a impressão de que só são felizes os médicos e empresários. Queremos que as crianças aprendam empreendedorismo, educação financeira, que se destaquem nos esportes e aprendam oito idiomas.

Queremos que sejam bem-sucedidos, estudem no exterior, façam intercâmbio e, depois de toda esta dedicação, sejam felizes. Ora, já conversei com dezenas de empresários “bem-sucedidos” que pensavam em se matar. Isso é ser bem-sucedido?

> Leia outras colunas de Marcos Piangers

Quando alguém pergunta a um pai o que quer que o filho seja, a resposta costuma ser: “Quero apenas que sejam felizes”. Não há criatura mais feliz do que uma criança brincando. Antes de aprendermos a produzir, devemos aprender a rir. Antes de trabalhar, devemos brincar. Antes de ser bem-sucedidos, deveríamos simplesmente ser. E entender que isso basta.

Leia também:

> Porsche e BMWs apreendidos em BC apontam ligação com a máfia italiana

Continua depois da publicidade

> Caminhão invade área de escape e tomba da BR-376; veja vídeo

> Vendaval derruba caminhão, arranca árvores e destelha casas em SC