Recomendo a todos o novo documentário da Netflix chamado “O método Stutz”. O ator Jonah Hill, conhecido pelas comédias besteirol do começo dos anos 2000, senta frente a frente com o terapeuta, o frágil e debilitado pelo mal de Parkinson doutor Phil Stutz. Segue-se uma série de reflexões a respeito dos traumas dos dois, da história de vida dos dois, e da relação que ambos cultivam há mais de 10 anos no consultório.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O doutor Stutz tem um método diferente da maioria dos terapeutas: ele se mete nos problemas do paciente. “O que sempre me frustrou”, diz Jonah Hill em um momento do documentário, “É que meus amigos, que não estudaram, me dão mil conselhos sobre como devo agir nas situações difíceis; em contrapartida, os terapeutas, que estudaram muito, não dão conselhos, só ficam ouvindo e dizendo ‘hum’”.
Piangers: “O ano da gentileza”
Stutz não tem medo de dizer aos pacientes o que devem fazer. Diz pra começarem pelo corpo: sono, exercício e alimentação. Depois, olhar para os traumas. Chama o ego, aquela nossa parte cheia de medo e vaidade, de “parte x”. Essa é a parte da mente que devemos combater. Ensina didaticamente, com desenhos feitos à mão em um papelzinho, a desapegar daquilo que nos faz mal, a agradecer pelo que temos, a sair do labirinto de ressentimento que, por vezes, nos impede de seguir felizes.
Continua depois da publicidade
Por fim, é um documentário sobre a bonita relação entre dois homens. Amigos que se admiram, se tratam com maturidade, se preocupam com o outro e se ajudam. É um filme que mostra que terapeutas também são humanos, com os próprios traumas e imperfeições.
Leia outras colunas de Marcos Piangers
Um lembrete de que a experiência humana na Terra é imperfeita, cheia de dor, incerteza e trabalho contínuo, só nos deixando uma solução: ajudar-nos uns aos outros.
Leia também:
As cidades que são alvos de mandados de STF por atos antidemocráticos em SC
Porto de Itajaí perde navios e cargas e entrará 2023 com cenário de terra arrasada
VÍDEO: Pai de Neymar aterrissa em SC a bordo de novo jato que custa R$ 150 milhões